São Paulo, Brasil
Vive e trabalha em São Paulo, Brasil














As pinturas de Carpinelli encontram grande inspiração na maneira metafísica de pintar, na qual ele transforma o preto de uma simples tonalidade a uma fonte dinâmica de iluminação.
Em seu trabalho, o preto não simboliza escuridão, mas se torna um canal ativo para a luz. Suas pinturas desafiam os conceitos convencionais de cor, apresentando superfícies que refletem, absorvem e interagem com a luz de maneiras que desafiam a percepção do espectador. Através da interação entre textura e profundidade, desenhando e distorcendo a percepção, as obras de Carpinelli convidam ao engajamento visual e despertam a imaginação à medida que o preto se transforma em várias tonalidades que evocam uma qualidade luminosa, quase transcendente.
Cada obra serve como uma investigação inovadora sobre o potencial ilimitado da pintura, ampliando os limites da linguagem abstrata em direção à espiritualidade. Esta observação destaca como o estilo minimalista de Carpinelli provoca fortes reações emocionais por meio de suas decisões artísticas refinadas, porém impactantes.
- Artes Visuais, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Brasil [2012-2016]
- Reduto, Caroço, São Paulo, Brasil [2022]
- Brecha, Galeria Periscópio, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil [2021]
- Supernova 1572, Yehudi Hollander Pappi, São Paulo, Brasil [2025]
- Sobrecores, ORA, São Paulo, Brasil [2025]
- Meu Pacto, Seu Lugar, Antro, São Paulo, Brasil [2018]
- Zona Leste, Sesc Belenzinho, São Paulo, Brasil [2016]
- BA Show, Universidade Belas Artes de São Paulo, Brasil [2016]
- 90o Belas Artes, Universidade Belas Artes de São Paulo, São Paulo, Brasil [2015]